(19) 3455.3320 | 3454.2217

Classes e Princípios de Incêndios

Classes de Incêndio
Princípio de incêndio
Aproxime-se no sentido do vento Aproxime-se no sentido do vento.
Aproxime-se do foco do incêndio cuidadosamente Aproxime-se do foco do incêndio cuidadosamente.
Movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo Movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo.
No caso de combustível líquido, evite uma pressão muito forte para que não aumente a área de combustão No caso de combustível líquido, evite uma pressão muito forte para que não aumente a área de combustão.
Ao final, assegure-se de que não houve reignição Ao final, assegure-se de que não houve reignição.

Para extinguir o fogo, você deve eliminar pelo menos um dos elementos que formam o tetraedro do fogo: calor, combustível, comburente e reação em cadeia.

Elementos de combustão

Combustão é a reação química de oxidação, auto-sustentação, que produz calor, fogo, fumaça e gases. Para que haja combustão, são necessários quatro elementos:

  • Calor - Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo físico ou químico.
  • Combustível - Material que queima alimentando a combustão, propagando o fogo.
  • Comburente - Elemento que permite a combustão. Normalmente é o oxigênio.
  • Reação em Cadeia - Ocorre quando o fogo se auto-alimenta, mantendo p processo de combustão.

Fases do fogo

Formado a partir da combinação dos quatro elementos da combustão, o fogo tem três estágios. Os extintores de incêndio atuam no combate ao fogo no seu estágio inicial, quando o fogo é localizado. Na fase seguinte, o fogo se alastra, o calor aumenta e pode haver combustão simultânea de todos os elementos. Com a diminuição do oxigênio no ambiente o fogo diminui, reduzindo-se a brasas. Uma nova entrada de ar pode provocar uma explosão.

Agentes extintores

  • Pó Químico - Quebra a reação em cadeia, interrompendo o processo de combustão. Há várias composições de pós, divididas em tipo BC (líquidos inflamáveis e energia elétrica); ABC (múltiplo uso, polivalente, para fogo em sólidos, líquidos inflamáveis e eletricidade); e D(metais combustíveis).
  • Compostos Halogenados - Compostos químicos que provocam a quebra da reação em cadeia. Também agem por abafamento. Não danificam equipamentos eletrônicos sensíveis. São aplicáveis para as classes de fogo A,B e C.
  • Gás Carbônico (CO2) - Age por abafamento, e por resfriamento em ação secundária. É um gás sem cheiro, sem cor e não conduz eletricidade, sendo recomendado na extinção de fogo classes B e C. É asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos.
  • Espuma Mecânica - Age primeiro por abafamento e de forma secundária por resfriamento. Quando a espuma é do tipo AFFF, o líquido drenado forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a reignição. É ideal para extinguir fogo classe B. Também é eficiente na extinção de fogo classe A.
  • Água - Age inicialmente por resfriamento. Sua ação por abafamento ocorre devido à sua capacidade de transformação em vapor, na razão de 1 litro de água para 1.500 litros de vapor. Específico para classe A.

Extintores

Aqui você pode obter informações sobre o serviço de manutenção de extintores.

Classe K de Incêndios

Leia mais sobre a Classe K de incêndio e como combatê-la.