(19) 3455.3320 | 3454.2217

Extintores

Observações gerais quanto a extintores

Quando houver necessidade de substituição de extintores.

Estão contemplados nas manutenções dos extintores todos os reparos, (pintura, troca de peças, e outros pertinentes).

Treinamentos de manuseio de extintor serão para todos os colaboradores designados pelo SESMT.

Poderão ser treinados quantos colaboradores se fizerem necessário.

Ao final dos trabalhos de: inspeção, instalação, sinalização e fixação dos extintores serão gerados relatórios com fotografias da situação anterior e situação posterior ao trabalho.

Objetivos específicos

No fornecimento às Unidades participantes, do processo de contratação para prestação de serviços na área de inspeção, monitoramento, manutenção e recarga em extintores, com os critérios estabelecidos com objetivo de atender aos requisitos legais constantes nas Normas Regulamentadora, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Normas Brasileiras ABNTs e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Comprometimento

Agilidade na prestação de serviço no que diz respeito à manutenção e recarga de extintores atendendo ao prazo de 15 (Quinze) dias úteis para devolução dos extintores na área. De acordo com as prioridades de cada Cliente.

A Alpha Seg disponibilizará de extintores reservas, a cada área que for retirada os extintores para manutenção, será imediatamente colocado outro extintor no local. Dessa forma a área não ficará desguarnecida.

A Alpha Seg fornecerá mão-de-obra especializada para retirada e colocação dos extintores in loco.

A Alpha Seg fornecerá mão-de-obra especializada para realização de monitoramento mensal na Unidade com objetivo de inspecionar as condições relacionadas às instalações dos extintores, como Placas de Sinalização, Sinalização de Solo e Suportes bem como verificar status do extintor, condições de desobstrução do local em que o extintor está fixado etc.

Adequação das unidades extintoras conforme projeto de incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Cadastramento das unidades extintoras por área constando prazos de validade, das recargas e de realização dos testes hidrostáticos, quando se fizer necessário. (Na condenação do teste hidrostático será emitido Laudo)

A Alpha Seg emitirá um relatório mensal, mensurando quantidade de extintores de incêndio recarregados, pinturas efetuadas e demais serviços realizados. Status dos testes hidrostáticos, unidades extintoras recarregadas por conta de ocorrências, como princípios de incêndios.

A Alpha Seg fornecerá os EPI’s necessários, para os colaboradores que irão efetuar os trabalhos nas Unidades.Os colaboradores serão treinados e respeitarão as normas internas.

Manutenção de extintores

  • Inspeção: As inspeções no extintores devem ser realizadas no mínimo mensalmente, atendendo a norma NR 23 do Ministério do Trabalho.
  • Manutenção: As manutenções devem ser realizadas anualmente ou quando solicitada pela inspeção mensal.
  • Ensaio Hidrostático: Todos os extintores de incêndio devem ser ensaiados hidrostaticamente num período máximo de 5 anos, ou quando apresentarem sinais de amassamento, danos térmicos, mecânicos ou corrosão.

Importante

A recarga do extintor deve ser realizada imediatamente após o uso do equipamento, ou quando o ponteiro do manômetro estiver na faixa vermelha. No caso de o extintor sofrer danos mecânicos deverá ser vistoriado.

Classes e Princípios de Incêndios

Conheça as classes, elementos de combustão, fases do fogo e agentes extintores e os princípios de incêndio.

Classe K de Incêndios

Leia mais sobre a Classe K de incêndio e como combatê-la.